Por Suzano Almeida
Segundo a Polícia Militar, pelo menos 4,5 mil pessoas acompanharam a encenação da Paixão de Cristo, nesta sexta-feira (10), em Ceilândia, cidade satélite de Brasília. A emoção tomou conta dos espectadores, sempre muito participantes, e do elenco, que contou pela última vez com a participação do ator Beto no papel de Jesus, que segundo o próprio elenco se superou este ano.
A procissão saiu da comunidade de Nossa Senhora de Aparecida, com o início do julgamento de Jesus (Beto) diante de Caífas, passando por Pôncio Pilatos e Herodes, na Paróquia do Perpétuo Socorro, até a crucificação na comunidade de Guadalupe.
Sempre prestígiada pela população de Ceilândia e de outras cidadades do DF, a Via Sacra contou pela última vez com o ator Beto no papel de Jesus. Beto revelou, após o fim da encenação, que esta foi sua última vez e a partir do ano que vem não quer mais atuar, pretende apenas fazer parte da direção do espetáculo. Há cinco anos no elenco ele afirma que este ano e o primeiro foram os mais difíceis, e que sua preparação contou com muita oração, jejum e abstinência das coisas que gosta.
Elenco de Unção
Hugo Soares participa desde os 12 anos e a seis faz o papel de Caífas, o responsável pela trama da condenação do Filho de Deus. Ele conta que "é sempre uma experiência nova", tanto para as pessoas novatas quanto para as que já participam a algum tempo.
Outro destaque, sempre presente e marcante, é o general do exército romano, Messias Bozano, responsável por conduzir o Cristo desde a prisão no Horto das Oliveiras, após a Última Ceia, até a morte na cruz. Todos os anos Messias causa a revolta dos expectadores que veem o general maltratar os atores que já passaram pelo papel como se fosse tudo real. Ele também é o responsável pelos soldados durante os ensaios e afirma que "brinca, mas o importante é na hora levar a sério".
Entre os novatos o destaque foi a hilária interpretação de Herodes (Thiago Lôbo) e as lágrimas de Maria Madalena (Alenuska). Thiago, que já fez teatro, classificou como fantástico e maravilhoso a experiência e revelou que ano que vem quer ser Jesus. Já Alenuska, que ano passado interpretou a dançarina de Herodes, Salomé, teve destaque diante das estações onde o sofrimento de Jesus se destacava ao derramar incontáveis lágrimas, emocionando a todos.